Lançamento do Curso “Aprender Português (de Portugal) – Nível Iniciante”
27/07/2020TIME TO BE HAPPY
04/08/2020
Vou-vos contar um segredo: Ser feliz é uma escolha.
Imaginem que têm acesso a um interruptor de felicidade que podem acionar nos momentos de tristeza e desalento. Seria maravilhoso, não é? Pois na verdade é possível e todos nós temos esse poder.
E não é preciso ir para uma escola de magia para pôr em prática este truque. Querem saber como?
Em primeiro lugar, aceitar que a tristeza existe, que há momentos em que as lágrimas teimam em cair e que se a natureza nos deu a capacidade de chorar, alguma razão teve para isso. As lágrimas são o primeiro passo para a cura, ou como dizia o filósofo romano Séneca: “As lágrimas aliviam a alma”.
Ninguém foge ao ciclo da vida. Tudo tem um princípio, um meio e um fim. Perder faz parte. Perder dói. Perder alguém que nos é querido, dói ainda mais.
Mas pensem nisto: Como iríamos dar valor ao bom se não tivéssemos experimentado o mau? À alegria, se não tivéssemos conhecido a tristeza? Ao doce, se não soubéssemos o que é o amargo?
Então podemos escolher pensar no que nos faz bem. Meter as mãos na massa e ocupá-las com coisas que nos deem prazer fazer. Os trabalhos manuais são extremamente terapêuticos porque o nosso cérebro canaliza a atenção para o que estamos a manusear, distraindo-se dos problemas. Não digo esquecê-los ou ignorá-los. Digo que ficar a “matutar”, numa fase em que só conseguimos ver os problemas sempre sob o mesmo ponto de vista, não é saudável nem eficaz. Muitas vezes o tempo é o nosso maior aliado. É preciso deixá-lo fazer o seu trabalho.
Mas há muitas outras coisas que pode fazer. Todas as pessoas são diferentes e o que funciona bem para umas pode não ser a escolha mais acertada para outra. Então, pense no que o faz feliz a si. Se o processo não estiver a ser fácil e lhe parecer que não consegue pensar em nada de positivo, peça à sua mente para o transportar até algum momento no seu passado que lhe tenha deixado uma sensação de felicidade. Concentre-se nesse momento. Reviva esse momento. Pinte a imagem com cores alegres, dê-lhe luminosidade, brilho, acrescente uma música que gosta, que lhe traga boas recordações. Demore-se um bocadinho nesse momento e a seguir, como se entrasse numa máquina do tempo, traga todas essas sensações para o momento presente. Lembre-se que tudo o que precisa está dentro de si. Se já vivenciou isso, essa força, esse poder, são seus. Só precisa de os invocar na hora em que precisa deles, para se sentir revigorado, fortalecido, seguro, capaz!
E se quiser partilhar comigo essa experiência, deixe uma mensagem. Terei o maior gosto em falar consigo!